Sacaramento da Ordem
§1536 O SACRAMENTO DA ORDEM
A ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a
seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos;
é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus:
o episcopado, o presbiterado e o diaconado.
(Sobre a instituição e a missão do ministério
apostólico por Cristo, veja-se acima. Aqui, só se trata da via
sacramental pela qual se transmite este ministério.)
O.17.1 Cristo Ministro da Ordem
§1575
Quem pode conferir este sacramento? Foi Cristo quem escolheu os
apóstolos, fazendo-os participar de sua missão e autoridade. Elevado à
direita do Pai, Ele não abandonou seu rebanho, mas guarda-o por meio dos
Apóstolos, sob sua constante proteção, e o dirige ainda pelos mesmos
pastores que continuam até hoje sua obra. Portanto, é Cristo "que
concede" a uns serem apóstolos, a outros pastores. Ele continua agindo
por intermédio dos Bispos.
O.17.2 Fins e significação da Ordem
§1120
O ministério ordenado ou sacerdócio ministerial está a serviço do
sacerdócio batismal. Garante que, nos sacramentos, é Cristo que age pelo
Espírito Santo para a Igreja. A missão de salvação confiada pelo Pai a
seu Filho encarnado é confiada aos apóstolos e, por meio deles, a seus
sucessores: recebem o Espírito de Jesus para agir em seu nome e em sua
pessoa. Assim, o ministro ordenado é o elo sacramental que liga a ação
litúrgica àquilo que disseram e fizeram os apóstolos, e, por meio
destes, ao que disse e fez Cristo, fonte e fundamento dos sacramentos.
§1534
Dois outros sacramentos, a ordem e o matrimônio, estão ordenados à
salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso
acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular
na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.
§2686 Os
ministros ordenados também são responsáveis pela formação para a oração
de seus irmãos e irmãs em Cristo. Servidores do bom Pastor que são, eles
são ordenados para guiar o povo de Deus às fontes vivas da oração: a
Palavra de Deus, a Liturgia, a vida teologal, o Hoje de Deus nas
situações concretas.
O.17.3 Graus da Ordem
§1593
Desde as origens, o ministério ordenado foi conferido e exercido em
três graus: o dos bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos. Os
ministérios conferidos pela ordenação são insubstituíveis na estrutura
orgânica da Igreja. Sem o bispo, os presbíteros e os diáconos, não só
pode falar de Igreja.
O.17.4 Manifestação da Ordem
§1142 Mas "os membros não têm todos a mesma
função" (Rm 12,4). Certos membros são chamados por Deus, na e pela
Igreja, a um serviço especial da comunidade. Tais servidores são
escolhidos e consagrados pelo sacramento da ordem, por meio do qual o
Espírito Santo os torna aptos a agir na pessoa de Cristo-Cabeça para o
serviço de todos os membros da Igreja. O ministro ordenado é como o
ícone de Cristo Sacerdote. Já que o sacramento da Igreja se manifesta
plenamente na Eucaristia, é na presidência da Eucaristia que o
ministério do Bispo aparece primeiro, e, em comunhão com ele, o dos
presbíteros e dos diáconos.
O.17.5 Ordem e consagração
§1538
A integração em um desses corpos da Igreja era feita por um rito
chamado ordinatio, ato religioso e litúrgico que consistia numa
consagração, numa bênção ou num sacramento. Hoje a palavra "ordinatio" é
reservada ao ato sacramental que integra na ordem dos bispos,
presbíteros e diáconos e que transcende uma simples eleição, designação,
delegação ou instituição pela comunidade, pois confere um dom do
Espírito Santo que permite exercer um "poder sagrado" ("sacra potestas")
que só pode vir do próprio Cristo, por meio de sua Igreja. A ordenação
também é chamada "consecratio" por ser um pôr à parte, uma investidura,
pelo próprio Cristo, para sua Igreja. A imposição das mãos do bispo, com
a oração consecratória, constitui o sinal visível desta consagração.
O.17.6 Ordem caminho de transmissão da sucessão apostólica
§1087 Dessa forma, Cristo ressuscitado, ao dar
o Espírito Santo aos Apóstolos, confia-lhes seu poder de santificação:
eles tomam-se assim sinais sacramentais de Cristo. Pelo poder do mesmo
Espírito Santo, os Apóstolos confiam este poder a seus sucessores. Esta
"sucessão apostólica" estrutura toda a vida litúrgica da Igreja; ela
mesma é sacramental, transmitida pelo sacramento da ordem.
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